Clube Os Folhinhas

Projecto da Turma 7.º B da Escola Secundária de Vilela | Ano lectivo 2005/2006

sexta-feira, outubro 14, 2005

 

A minha árvore preferida # 1

A nespereira ou a árvore dos magnórios

Esta árvore tem quinze anos e chama-se magnoreiro* ou nespereira.
A nespereira foi dada por um colega de trabalho ao meu tio Alfredo mas ele não a quis plantar e deu-a ao meu pai. O meu pai plantou-a.
A árvore cresceu mas durante muitos anos não deu frutos. Uma pessoa disse então ao meu pai para na noite de Carnaval dar-lhe uma coça com um pau e o meu pai deu-lhe uma coça que até a casca esfolou… A partir daí a nespereira começou a dar fruto.

Daniela Andreia Ribeiro Rocha, n.º 12 | 7.º B

Decalcamento de folha de nespereira


* Nome a confirmar.

2 Comentário(s)

At 7:54 da tarde, Blogger ManuelaDLRamos diz

Na região onde dou aulas (Beiriz-Póvoa de Varzim) também há esta crença que batendo, "dando uma coça" nas árvores que não dão fruto elas passam "a portar-se bem" e frutificam bem comportadas. Vou ver se encontro alguma informação sobre este assunto...

 
At 2:58 da manhã, Blogger Unknown diz

Faz 3 anos que eu e minha esposa nos mudamos para uma casa aqui no Brasil com uma bela nespereira no quintal. Ela já é grande, mas nunca havia dado frutos. Pesquisei por toda parte como fazer ela frutificar, até que encontrei esta estória. Ano passado eu esqueci de dar-lhe a coça na noite de carnaval, mas este ano eu lembrei. Bati nela até esfolar. E não é que funcionou! Hoje, agosto de 2010, a nespereira está cheia de cachinhos de nêsperas. Daniela, obrigado pela dica!

 

Enviar um comentário

Home